[ Resenha ] O Herdeiro - David Andrade


Título: O Herdeiro
Autor: David Andrade
Série: O Herdeiro #1
Páginas: 264
Ano: 2014
ISBN: 9788581082370
Ficção Científica / Young Adult

1 estrela
Sinopse: Cercado por um mistério inacabável, Devid Darkvield e seus amigos Henrique Todstone e Angel Dawning começaram a passar por provações alucinantes onde o pior tende sempre a piorar. Quando um grupo de fragmentos misteriosos de um meteorito começa a afetar os seres humano, Devid, Henrique e Angel adquirem poderes sobrenaturais. O problema é que com essa epidemia se alastrando e tudo parecendo inteiramente cercado pela dúvida, Devid será obrigado a caçar esse fragmentos antes que tanto poder caia nas mãos erradas. Nessa busca ele enfrentará criaturas inimagináveis como aliens, seres flamejantes e até mesmo dragões, mas o pior será deparar-se com Orion, um vilão implacável que não medira esforços para conseguir o que tanto quer. Juntos, os três embarcaram numa jornada onde o fim parece não chegar e onde o perigo é constante. Além disso, a Terra está ameaçada por uma terrível profecia e o tempo parece está contra eles. O Grupo X (Equipe formada por Devid, Henrique e Angel) terá que escolher entre proteger seus familiares ou salvar o mundo. Uma escolha difícil que fará Devid vivenciar seus piores pesadelos. E nesse verdadeiro jogo contra o tempo, eles irão aprender da maneira mais dificil os verdadeiros valores da vida e da amizade. Um acontecimento história está para acontecer e Devid e seus amigos terão suas vidas modificadas de uma forma tão drástica que nada mais será igual.
- Livro recebido através do Book Tour realizado pelo blog Leitor Sagaz.

Fala galera! Tudo bom? :)
Recebi o livro através de um book tour e vou contar para vocês qual foi as minhas opiniões a respeito da leitura, vamos lá?

Metal City, é uma cidade do continente do Metal. Um país rico e bem prospero, e esse é o principal palco da história de Devid e seus amigos. Devid é um rapaz comum, como qualquer outro, possuí dos amigos Henrique e Angel, e se consideram um trio inseparável. Na escola Devid é um aluno mediano, um bom filho e tem baixa auto estima. Na escola também, é o lugar onde ele conheceu Augusto Blackfield um rapaz um tanto quanto estranho e que por algum motivo desconhecido persegue Deivid .

Num determinado dia, Devid se depara com uma reportagem cientifica de que Paul Blackfield estava desaparecido, e que ele roubou fragmentos de um meteoro que havia caído no planeta a algum tempo. Devid fica se perguntando se isso tem a ver com o comportamento do seu irmão mais novo, Augusto. Ao descer para jantar, Devid encontra sua mãe e repara que ela comprou uma estatueta para decoração e em questão de minutos a casa deles é atacada. Essas pessoas tinham como objetivo pegar a estatueta, que a mãe de Devid comprara, e eles não mediriam esforços para conseguir, depois de tudo isso, Devid é acordado por Henrique e Angel. Depois daquela noite, suas vidas mudaram para sempre. 

Dentro da estatueta estava um dos fragmentos do meteriorito, e esse fragmento transformara os três em algo sobrehumano, a partir de então eles ganharam poderes especiais, e não só eles, outros a sua volta também passaram a possuir diversas habilidades. Visto a isso, eles meio que se juntam e criam um grupo, para evitar que Orion, o líder dos indivíduos que atacaram a casa de Devid, de conseguir reunir os fragmentos do meteriorito. Deivid não sabe ao certo o motivo deles, mas boa coisa não é, o que será que vai acontecer com ele e seus amigos? O que significa esses poderes? O que tinha de tão especial nele e em seus amigos para que fossem escolhidos?

A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista do Devid, como eu comentei anteriormente, ele é um rapaz bem comum, mas que não possui muita auto estima, apesar de estar sempre preocupado com seus amigos e familiares, e faria de tudo para manter todos a salvo. A leitura era para ser bem rápida e fluída, mas eu demorei semanas para conseguir terminar o livro, não sei dizer se foi a narrativa em si, ou se eu não estava muito no clima para essa leitura. 

Os personagens são bem variados e numerosos, e por conta disso, não me apegar a nenhum deles, foram mal explorados e alguns bem estereotipados, inclusive os antagonistas.

A história em si, veio de uma ideia bem interessante, o planejamento e o desenvolvimento que pecaram no produto final. A história é corrida em certos aspectos e enrolada em outros. Em diversos momentos, vemos o grupo dos personagens principais num ciclo vicioso de lutas entre o grupo dos badguys. Eles se encontram lutam, quase morrem, e fogem ou os inimigos os deixam fugir por algum motivo. Sério isso mesmo? '-' 

A falta de respostas e fundamentos do "por que", e "como" tudo está acontecendo me irritou profundamente. Eu entendi que os fragmentos deram habilidades as pessoas, mas de onde eles vieram? por que? qual e a finalidade de tudo isso? Como vocês podem ver, eu não curti a leitura... 

Resumindo: os personagens foram mal desenvolvidos, worldbuilding falho e não convincente e a história é bem arrastada. 

Uma pena, pois a escrita de David não é de toda ruim. A narrativa tem cenas interessantes de ação, mas David peca ao manter um padrão em que todos os personagens gritam coisas como BOLA DE FOGO, antes de atacar e usar uma habilidade, e eu achei isso bem desnecessário.

Bom gente, é isso. Infelizmente eu não curti a história, mas pode ser que outros vão curtir.
Até a próxima e forte abraço!