[ Papo de Domingo ] Conclusão de 2014 e Metas para 2015


Fala galera! Tudo bom com vocês? :D
Segundo post na coluna nova \o/, e nada melhor do que conversar com vocês como foi o ano de uma forma um pouco mais estatística, e apresentar as metas para 2015 entre outras coisinhas. xD

Vamos lá?

~> Metas de 2014 <~

No ano passado, eu resolvi participar do desafio criado pela Celsina e consistia em ler um livro de um tema pré estabelecido todo mês, sendo que o livro deveria ser escolhido no dia do post, vocês podem conferir o post, aqui. Dos 12 livros escolhidos eu consegui ler 8, apesar de que alguns não foram lidos no mês específico. Percebi que esse tipo de meta, onde você seleciona um gênero para cada mês não funciona muito comigo, a não ser que eu esteja no clima para tal coisa, como foi o mês das bruxas em outubro. Fora que, decidir agora que eu vou ler o livro x, em tal mês também não funciona, gosto de ter um certo controle do que tenho para ler. Resumindo, não participarei mais desse tipo de meta. 

Teve também o Buyban, vocês podem conferir o post, aqui. Eu comprei muito no inicio do ano, por conta das promoções de 9,90, mas consegui me frear no restante do ano. Acabou que o lance de ler três livros para poder comprar um novo não funcionou do jeito que eu queria e tenho outras ideias quanto a isso para 2015.

E teve a meta do goodreads. Inicialmente, eu queria ler 100 livros no ano, mas depois de um tempo eu mudei para 80, não adianta eu ficar nessa loucura de querer ler muitos e muitos livros, tem que ser no ritmo que for. Acabou que eu fechei o ano com 94 leituras, entre livros, contos, novellas e mangás. Essas estatísticas que eu gostaria de passar para vocês agora xD.


Das 94 leituras realizadas no ano de 2014:
  • 45 livros físicos
  • 47 e-books
  • 11 contos/novellas/coletâneas
  • 2 mangás
  • 23 lidos em inglês
  • 25 livros de parceria
Eu achei bem interesse fazer esse balanço, e vocês? Comentem aí a respeito.


~ Metas Para 2015 ~

Eu comentei algumas coisinhas com vocês no primeiro post da coluna (vocês podem ler o post, aqui.) e lá eu falei que ultimamente estou muito mais apto a ler e-books do que os livros físicos. Esse é um dos fatores que está diretamente relacionado com boa parte das metas de 2015.

  1. Ler mais em inglês. 
    Esse ano eu consegui ler diversos livros em inglês, e isso me ajudou muito em questão de vocabulário, e claro, exercitando a língua de certa forma. Eu quero manter isso, pois tenho intenção de fazer um intercâmbio futuramente. A leitura em inglês  nos proporciona o entendimento completo do que o autor quis passar. As vezes chega a ser discrepante os erros de traduções e revisão que achamos em diversos livros brasileiros, e a primeira leitura que fiz esse ano foi: A Vingança dos Sete – Pittacus Lore, editado pela intrínseca. Eu vi erros do tipo: “Eu vou irei para a próxima cidade” vocês acham que isso é um erro bobo, para uma editora grande? Eu não. 

    Ultimamente o que mais tem no mercado, são séries de livros, chega a ser raro quando eu me deparo com alguma trilogia. Aqui no Brasil temos um problema série com isso. As editoras compram os direitos e lançam o primeiro volume, e só deus sabe quando vai sair o resto, isso devido a diversos motivos, não teve venda suficiente e a editora deu para trás, mas as vezes isso acontece por falta de divulgação. Esse é mais um dos motivos que me leva a querer ler mais em inglês.
  2. Compras:

    Esse ano, eu quero muito ir a Bienal do Rio, portanto preciso economizar bastante, afinal não vai sair barato, mas isso não significa que eu vou banir as compras de livros.  Como eu disse anteriormente, eu estou lendo muito mais e-books, e isso vai influenciar bastante no que vou comprar daqui para frente. Como estou priorizando as leituras em inglês, e não é nenhum segredo que eu sou completamente apaixonado pelas edições em capa dura americanas, eu resolvi juntar o útil ao agradável.

    Como boa parte das minhas leituras vão ser em inglês, eu resolvi começar a comprar somente os livros que eu já li e gostei bastante, pois importar um hardcover atualmente não está muito barato, e não adianta eu comprar um livro e depois não gostar e ele ficar de enfeite na estante. O mesmo vai ser para livros em português. Eu ainda pretendo terminar de completar algumas séries que eu tenho, mas isso não é nenhuma prioridade no momento.

    Isso facilita minha vida e muito, rs. Afinal, espaço é limitado e eu me considero um colecionador de livros, apesar de não manter os exemplares que eu não curti a leitura.
  3. Leituras:

    Eu estipulei algumas metas para 2015, nada muito complicado, mas estou com vontade de aderir alguns desafios no futuro.

    A meta mais básica é o desafio de leitura do goodreads, eu decidi colocar 80 livros novamente, apesar de ter lido bem mais do que isso em 2014, eu não quero fazer muita pressão, e 80 ainda é um bom número.

    Eu resolvi fazer a meta diária de 150 páginas. E se eu não cumprir com a meta diária, eu vou passar a quantidade de páginas que faltaram para o “débito”. E tudo isso vai ser organizado através de uma agenda ( que eu ganhei de presente da Patty <3 ), que eu deixei reservada para esse meu lado leitor, quero tentar ser um pouco mais organizado esse ano.

    Vou manter a mesma meta que eu tinha ano passado, de ler pelo menos um livro nacional por mês, todos aqui sabem que eu super apoio os autores novos e tem muita coisa boa por aí esperando para ser lida.

    Futuramente, eu estou pensando em organizar um desafio relacionado em ler de forma mais diversificada. Recentemente eu me peguei pensando a respeito das nacionalidades dos autores. Nós aqui, costumamos ler muitos livros de autores americanos, e acabamos deixando de lado obras de outros países. Ainda não sei como vou fazer isso, mas é um interesse que tenho para o futuro.
Bom gente, é isso.
E vocês, como foi o ano de 2014 e o que vocês pensam em fazer em 2015? Comentem aí a respeito!
See you later folks! J