[ Papo de Domingo ] Final de Ano, Projetos, Metas e Outras coisinhas \o/

Fala galera! :)

Tudo bom com vocês? Resolvi criar essa nova coluna para ser postada nos domingos. Não sei ao certo qual vai ser a frequência, mas o intuito é poder conversar de uma forma mais direta com vocês, sobre alguns temas e assuntos interessantes. Hoje é mais pra jogar papo fora e apresentar algumas coisas em que eu venho pensando. 


Ultimamente eu tenho usado o kindle mais do que o normal. Acho que aquela velha disputa entre papel x digital é passado, um tipo de mídia complementa a outra. Eu como já disse várias vezes, leio muito em transporte público, e as vezes carregar um livro não é a forma mais prática de ter meu momento sagrado de leitura, nesse ponto o Kindle vem mais do que a calhar. Só que ultimamente, quando chega a hora de escolher a próxima leitura, em vez de olhar para a estante e pegar algum livro aleatório, eu abro o goodreads, seleciono algum livro que provavelmente nem foi publicado por aqui ainda, e corro atrás do ebook. 


Essa semana eu vi que a amazon lançou o programa conhecido como Kindle Unlimited, que consiste basicamente numa mensalidade de 19,90 por mês, e você pode ler quantos ebooks quiser, dentro daquela lista específica. Não sei como é feito o acordo da loja com as editoras e autores, sobre os direitos e tudo mais, mas para nós leitores é uma mão na roda, principalmente pra quem lê com muito mais frequência.  Eu já andei pesquisando, e até então a Editora Draco e a Editora LeYa aderiram ao projeto, ou seja, ambos os catálogos INTEIROS estão disponíveis. 


Acontece que, eu acho que me sinto um pouco culpado por isso, mas na verdade eu não deveria, não é? Afinal, a gente lê o que tem vontade, se não deixa de ser lazer e passa a ser obrigação, e aí perde toda a graça do negócio. Vocês já passaram por uma situação parecida? Se sim, me contem aí nos comentários. 

Eu que com o Kindle Unlimite, vou estar cada vez mais grudadinho no meu Kindle, afinal, é muito mais prático, posso ler deitado na minha cama, e não preciso levantar para apagar a luz =P. Tem também o fator de que no Kindle, eu não sinto de forma alguma o tamanho do livro. Vou lendo e lendo, e quando me dou conta estou na metade, seja de um livro de 300 páginas ou um de 600. Fora que não ocupa muito espaço na minha mochila, e nem adiciona muito peso a quantidade de livros e pastas que eu já carrego normalmente. E por mais que a decisão seja minha, eu continuo com aquela sensação de culpa, por deixar tanta coisa parada por aqui. 

Outro fator que vem me desanimando bastante, são as séries. Trilogia é coisa do passado, agora são sérias de 5 a 6 livros. Isso é cansativo, mas ao mesmo tempo eu acabo acompanhando algumas. Tenho tantas outras aqui, onde eu tenho o primeiro ou segundo livro, ou até mesmo a coleção completa. E eu meio que tenho fugido delas. Dois bons exemplos são A Trilogia Mundo de Tinta e a Trilogia Fronteiras do Universo, quem me conhece sabe que eu desejava ambas as séries a SÉCULOS e hoje em dia eu tenho, e a vontade ler é praticamente zero. 


Juntando esses dois fatores, eu resolvi fazer uma espécie de meta para as minhas férias, não vou me restringir a livros, ou número de páginas, mas eu quero tentar ao máximo cumprir esse projeto. Ele consiste em basicamente, pegar para ler todos os livros únicos, ou dar continuidade as séries que eu estão paradas, seja no Kindle ou em formato físico ( de preferência ). 

Outro assunto está relacionado as compras. Logo no inicio do ano eu meio que entrei num buyban, nos 4 primeiros meses eu comprei bastante coisa, mas de abril para cá, foram pouquíssimos, fato que eu de certa forma me orgulho. Não ceder a tentação é algo muito bom, principalmente quando temos black friday ( que eu não comprei nada ).


Meu projeto para 2015 é basicamente tentar reduzir a quantidade de livros que eu compro para ler, ou seja, buscar comprar de fatos os que eu quero muito, e se o livro for uma série, priorizar as que já foram concluídas. Outra coisa também, é comprar os livros que eu já li e gostei bastante. Podem me chamar de consumista, eu não ligo rsrs, mas mesmo quando eu já li o livro, provavelmente em ebook, se eu gostar, vou querer ter um exemplar na minha coleção. Acho que essa é a forma até mais fácil de iniciar novas séries, se eu ler o ebook do primeiro e gostar, eu compro a coleção, se já achar que não foi tudo isso, passo para próxima. Menos dinheiro gasto, e menos trabalho para poder passar para frente depois. 


Nessas férias eu vou participar de várias maratonas literárias, acho que essa é a forma mais bacana e interessante de entrar no clima de leituras intensas e da uma diminuída na lista ( quase infinita ). Acredito que amanhã ou terça eu vou postar algo sobre isso =)

Aproveitando a deixa da postagem, eu quero comunicar que no dia 18 eu entrarei de férias, e acredito que a partir de então, o blog volte aos eixos. Foi muito difícil conciliar as postagens com os últimos meses da faculdade, esse período foi um tanto puxado. E eu também não estava com vontade e inspiração para postar. O blog primeiramente é meu hobby, meu refugio e o lugar ( quase sagrado ) onde eu posto meus devaneios sobre minhas leituras e na maioria das vezes fico falando besteira rs. Se eu levar isso aqui como obrigação ou algo como algum tipo de "trabalho" vou perder toda a satisfação. 

Bom gente, era isso que eu tinha para conversar por hoje \o/
See you later folks!