[ Dia de Cinema ] Temporário 12



Oi gente! Desculpem o lapso de duas semanas (doença e falta de internet explicam), mas tô de volta com o filme que pretendia postar. Segui a ideia e aqui está ele. Boa leitura!



Temporário 12
Título Original: Short Term 12
Direção: Destin Cretton
País de Origem/Ano: EUA/2013
Duração: 97 min 

Esse filme conta a história das pessoas que vivem e trabalham no Lar Temporário 12, que é uma instituição para crianças e adolescentes com problemas familiares graves.
O que faz desse filme que tem essa premissa não tão original, ser precisamente original, é porque ele desconstrói os clichês e mostra o lado mais real que eles podem de todas as pessoas com problemas, inclusive aqueles que trabalham lá. 
A grande sacada do longa, se é que pode-se dizer que foi intencional, é mostrar que ajudar alguém com problemas não significa que estamos livres deles. Pelo contrário, as vezes somos mais capazes de ajudar, pois lidamos com as mesmas coisas. 

Os moradores sendo fofos. 

E sendo apenas moradores.
Nessa premissa conhecemos Grace (Brie Larson), que lidera o lar junto com seus colegas e tem tantos problemas quanto qualquer outra pessoa, inclusive alguns dos quais ela tanto tenta ajudar os moradores a superarem. Vivenciamos com ela e seu namorado Mason (John Gallagher Jr), seu colega de trabalho, a vida adulta de pessoas que passaram por problemas familiares quando criança. 

Grace. 
Grace again. 

Mason.


Ao longo do filme conhecemos um pouquinho mais da vida de cada um, descobrimos seus problemas e a maneira como eles estão os enfrentando, sofremos junto com Grace a impotência de não poder fazer mais e a alegria de quando nossas ações resultam em algo bom. Na força de seus personagens o longa consegue ser delicadamente belo e frágil.


E nem só de coisas boas é feito o lugar.
E nem só de conversas legais.
Divirtam-se, porque ele também é divertido, se emocionem, pensem a respeito, considerem e deliciem-se, porque esse é aquele tipo de filme que apesar da tristeza apresentada carrega junto uma carga enorme de esperança. E quem não quer um cadinho de esperança?

Porque Temporário 12 também é amor.

<3