[ Dia de Cinema ] Medianeras




O primeiro filme que trago pra vocês é o Medianeras, que estava na minha lista e foi indicação de uma amiga. Com duas coisa a favor dele, foi o escolhido. Espero que gostem, boa leitura! 



Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual
Direção: Gustavo Taretto
Duração: 95 minutos
Recomendação: 12 anos
País/Ano: Argentina/Espanha/Alemanha/2011

Medianeras trata de solidão. Mas não daquelas solidões cheias de drama e choro. Não. A solidão retratada é tão passível de ser minha, sua, de um amigo ou de um vizinho, que, de tão normal chega a ser poética, embalada pela aceitação de seus personagens com suas vidas, dentro de um isolamento causado pela era virtual. 


solidão dele + solidão dela = duas pessoas sozinhas

Dentro desse cenário percorremos os edifícios de Buenos Aires, visto por um olhar crítico de como a falta de planejamento dos mesmos afeta a vida de seus habitantes, percebemos como a facilidade da internet interfere em nossas vidas, e constatamos que por melhor que seja viver online sentimos uma vontade imensa, as vezes sem perceber, de motivos pra nos fazer desconectar. E é no meio de tudo isso que somos apresentado a Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala), 

Martin.
Mariana. 


Dois jovens solitários, ele desenvolvedor de sites, ela uma arquiteta que trabalha decorando vitrines, que vivem em prédios vizinhos e não sabem da existência um do outro devido a uma infinidade de desencontros, onde as vezes tudo o que basta é um olhar pro lado, que nunca acontece.


ele + ela = <3
Medianeras tem um desenvolvimento lento, e talvez por isso se pareça mais ainda com nosso dia a dia. A produção é um romance atual, que viaja também entre drama e comédia, e é tão incrivelmente baseado na realidade que nos faz crer, mais do que qualquer história grandiosa, que o amor está ali fora, esperando por nós. Porque como diz uma das músicas do filme "True Love Will Find You In The End".


Curiosidades: 

. O filme é baseado no curta homônimo realizado em 2005. Tem o mesmo diretor e o mesmo ator principal.
. O longa ganhou prêmios no  Festival de Berlim e no Festival de Gramado de 2011.
. Medianeras é o nome dado àquelas paredes sem janelas dos edifícios, também chamadas de paredes cegas. Geralmente são as paredes laterais de um prédio, que, por sua proximidade com o edifício vizinho, não se pode "abrir janelas". Muitas vezes, estes espaços são usados para afixar outdoors ou algum tipo de publicidade.

Deixo aqui o trailer para quem se interessou. Até a próxima!