O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão

Título: O Mago de Camelot
Autor: Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século (Novos Talentos)
Nota: 3 / 5
Páginas: 153
Skoob
Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. "

Como muitos de vocês já sabem, eu sou apaixonado pelas histórias do Rei Artur. Fiquei muito feliz em fechar parceira com o Marcelo.

A história é contada em terceira pessoa, inicialmente acompanhamos Blaise, o Druida, que auxiliava Constantino pai de Uther e Aurelius. Eles estavam em constantes guerras, principalmente com os Saxões.

Blaise, baseado em um visão que teve, direciona Uther e Aurelius para um suposto lugar onde iriam interceptar tropas inimigas, mas isso foi apenas uma desculpa para tira-los do castelo, onde seu pai Constantino foi morto graças a traição de Vortingern. Ele se tornou governante daquele castelo e foi conhecido como Vortingern O Usurpador.

Também conhecemos Merlin, um jovem muito pobre que sobrevive junto com seu irmão de pequenos furtos na cidade, mas nem tudo saiu como planejado na nova empreitada dos meninos. Eles foram pegos e aprisionados. Entregues a própria sorte nas masmorras do castelo, foram resgatados por Blaise. Ele precisava fazer um ritual para garantir segurança em uma das novas construções de Vortingern, e o sacrifício dos dois irmãos era parte do ritual. Ao cortar a garganta do irmão de Merlin, Blaise percebe em seu sangue o futuro de Merlin, sendo assim acolhendo o garoto como seu aprendiz.

Merlin por sua vez, é bastante assusto e mesmo criando um vínculo Aprendiz-Mestre, não esquece o fato de que Blaise foi o responsável pela morte de seu querido irmão. Com o passar dos anos, Merlin se mostra mais inteligente do que Blaise esperava, ultrapassando os poderes do próprio tutor. 

Merlin manipula e ajuda Uther a matar Gorlois e se apoderar de Igraine para conceber Arthur, criança que ele já sabe o futuro baseado em visões, sendo assim Merlin decide criar Artur para concretizar seus planos futuros. Mas os planos de Merlin podem ser atrapalhados por Morgana, meia irmã de Artur que jurou vingança aos responsáveis pela porte de seu pai. Será que Merlin vai perceber a ameaça que está surgindo?

Bom gente, o livro é bem curtinho, a história possuí uma narrativa rebuscada, mas ao mesmo tempo bem dinâmica. As cenas de batalhas são bem rápidas mas não deixam de ser bem escritas. O livro é como se fosse um resumo da história do Rei Artur, o autor nos conta toda a história de uma forma bem direta, sem deixar os fatos importantes de fora, mas sem perder tempo com ambientações entre outras contas. Os personagens são bem trabalhados e seguem a mesma linha até o final. 

Não recomendo esse livro para quem ainda não leu nada do gênero, pois pode acabar ficando um pouco confuso. Mas para os fãs assim como eu, é um prato cheio!