Círculo Secreto - A Iniciação

Título: Círculo Secreto - A Iniciação
Autor: L.J.Smith
Editora: Galera Record
Série: Círculo Secreto #1
Páginas: 256
Sinopse: Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Eles são completamente misteriosos e aparentemente todos na escola tem medo deles. Qual será o segredo que esse grupo de jovens guarda? "


Resenha:

Bom gente eu vim a ter interesse por esse livro, após assistir ao seriado The Secret Circle. Eu achei a ideia super legal e acho a temática de bruxas bem interessante, mas infelizmente o seriado veio a ser cancelado após a primeira temporada e eu fiquei super curioso com o desfecho da história. Sabendo que o seriado foi baseado em uma série de livros, eu fiquei mais do que interessado em ler para saber como terminaria a história, mas nem tudo era como eu esperava.

Cassie é uma adolescente bem tímida, possuí poucos amigos e faz de tudo para se passar despercebida. Ela tem medo do novo e detesta mudanças drásticas. Cassie vive com sua mãe na Califórnia e nunca conheceu seu pai. Em um determinado dia, a Mãe de Cassie lhe informa que sua avô, que ela nunca conheceu, está adoecendo e que é o dever de sua mãe retornar para sua cidade natal e cuidar dela. Cassie inicialmente acata a decisão da mãe e não faz nenhum tipo de birra, apesar de que em sua cabeça existia um furacão de emoções.

Ao chega em New Salem, Cassie repara que a casa de sua avó é uma das mais antigas do bairro, e aceita isso como mais um ponto negativo. Em alguns dias a escola iria começar, um novo ambiente, novos professores, novos alunos. Era tudo muito assustador para Cassie. E todos os seus medos parecem tomar realidade, na escola existe uma garota chamada Faye, bonita, forte e audaciosa. Por conta de um acontecimento na escola que Cassie presenciou, Faye começa a persegui-la, isso é apenas um dos fatores para que a escola vire as costas para ela, assim como o próprio grupo de funcionários. Por algum motivo todos teme Faye, e não só ela, e sim o seu grupo que é formado por mais alguns alunos da escola. 

Aos poucos Cassie, vai entendo o que está acontecedo e alcança um porto seguro em Daiana, alta, forte, bonita mas ao contrário de Faye, completamente bondosa. Quais são os mistérios que envolve Faye,Cassie e Daiana?
  
Bom gente, o livro é narrado em primeira pessoa, ou seja, vemos tudo com os olhos de Cassie, ou seja, presenciamos e sentimos todo o temor da personagem com as coisas que estão acontecendo em sua volta. 
  
A narrativa desse primeiro livro é bastante arrastada, nada de muito importante acontece na história, boa parte dela é a adaptação de Cassie, e o que esse suposto mistério é. Referente a isso, vem uma grande diferente entre o livro e a série. Na série, a protagonista Cassie, é a mesma garota nova na cidade, mais ao contrário do livro, ela é determinada, forte e ativa, o que me deixou um pouco chateado. Eu tentei tirar o seriado da cabeça mas acabei não conseguindo. Os produtores da série, fizeram muitas mudanças, trocam nomes, excluíram personagens, e mudaram muitas personalidades (assim com a de Cassie). O suposto mistério, que todos já sabemos que são as bruxas, só é revelado mas pro final do livro, o que no seriado é praticamente instantâneo. 

Dentro da mitologia criada por James, no livro o grupo de bruxos e bruxas, é formado por 12 integrantes, juntos seus poderes são maiores. No seriado, o grupo foi reduzido para 6, tendo assim a exclusão de 6 personagens, o que eu achei muito estranho. O final do livro vem com um grande cliffhanger, apesar de nada muito interessante ter acontecido. O primeiro livro da série, foi responsável pela primeira temporada, só que a cronologia é um pouco diferente. Eu ainda pretendo continuar com a série, apesar de não ter morrido de amores pelo livro. Apesar dos pontos negativos do livro, a leitura é rápida e eu espero que a história se desenrole melhor na sequência. 


Quanto a edição física, nada a reclamar da Editora Record, a capa é muito bonita, apesar de ser relativamente simples, com um pouco de verniz localizado e auto relevo no título, o livro tem aquele formato menor com páginas amarelas, mas sem nada de enfeite. A diagramação é descente assim como o tamanho da letra.