As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia

Fala galera!

Bom, estou planejando a postagem dessa resenha a um bom tempo, trata-se de um livro complicado de se falar, pois alem de curto, qualquer coisa pode ser spoiler, e essa não é minha intenção. 


Título: As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia
Editora: Imago
Autora: Marion Zimmer Bradley
Páginas: 248
Sinopse: Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos,a lenda de Artur. "

História:

     Bom, o primeiro livro tem como cenário a bretanha, que vive em constantes guerras contra os saxões. Igraine, irmã de Viviane(Senhora do Lago), está casada com Gorlois, O Duque da Cornualha. Eles possuem uma filha chamada Morgana. No castelo de Gorlois vivem as duas, além da irmã mais nova de Igraine, Morgause.
     Durante a ausencia de Gorlois, Viviane junto com Taliesin, O Merlin da Bretanha, aparecem de surpresa ao castelo. Igraine os recebe bem, e tratam de conversar assuntos importantes, pois Viviane profetiza o nascimento do grande Rei da Bretanha, e Igraine é peça importante nessa história.
     Viviane diz que logo haverá uma reunião de todos os Reis menores que seguem o grande Rei da Bretanha. Ela também diz que Igraine deveria fazer tudo para que Gorlois a leve consigo.
     Relutante, Igraine fica surpresa quando Gorlois a convida para a tal reunião. Durante essa reunião, Igraine conhece Uther, e percebe que ele não era quem ela imaginava ser. Depois disso, nota que, o que a Senhora do Lago tinha premeditado teria uma chance de acontecer, porém coisas ruins poderiam ocorrer no processo.

Narrativa:

     A narrativa da Marion é excelente! Temos uma história contada em terceira pessoa, mudando de tempos em tempos quem é a personagem que está "visualizando" as cenas. Sempre são visualizações femininas, cenas de batalhas e ação não são descritas. A narrativa tem hora que parece ser meio poética. Mas para o final do livro, temos trechos ditos por morgana.

Personagens:

    Como muitas pessoas sabem, os livros da Marion, são conhecidos por serem feministas, ou seja, as personagens principais são sempre as mulheres. Neste primeiro volume da série, as mulheres que acompanhamos são:

Viviane, A Senhora do Lago, Grã Sacerdotiza de Avalon, Irmã mais velha de Viviane e mãe adotiva. É uma mulher forte, com grandes responsabilidades, e um pouco severa. Gostei bastante dela, tem a postura necessária para o "cargo" que ocupa, e a Marion soube bem nos passar isso. Apesar de que para algumas pessoas, o que ocorre no fim do livro pode ser motivos de desagrado.

Igraine, irmã de Viviane, tem um papel muito importante, é nítido o amadurecimento da personagem no decorrer da trama, passando de uma mulher que tinha acabado de sair da adolescencia, á uma senhora de respeito. Também me simpatizei bastante com ela.

Morgana, no final do livro, ela já está bem crescida e tem algumas características de Viviane, também é uma mulher forte, e que tem muitas provações pela frente.

Comentários Gerais:

     O livro é excelente! Para quem gosta das histórias do Rei Artur, é mais do que recomendado ler essa série. Não liguem para o que é falado, de a obra ser feminista e blábláblá, ser feminsita nesse caso não quer dizer que seja apenas para leitoras, concordam?
     Os livros são relativamente curtos, as edições são bem simples, infelizmente as folhas são brancas, e as capas são iguais mudando somente parte da coloração das lombadas. 
     Nota: 5 estrelas no Skoob, por que não tem como ser maior \o/

     Em breve, se tudo der certo, teremos vídeos no blog, e farei um vídeo com todos os livros da série, é algo que deve ser comentado!