[ RESENHA ] O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Olá gente, tudo bem?

Nada melhor do que fazer o post desse livro, logo no dia do orgulho nerd, não é?
Todo mundo usou ou ainda esta usando a toalha hoje? rsrsrsrs



Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Editora: Arqueiro
Autor: Douglas Adams
Páginas: 156
Nota: 5/5
Sinopse:  

" Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse." 

Resenha: 

Arthur Dent é um homem normal. Ele vive em uma casa nos limites de uma vila no oeste de Londres. Arthur passava por um dilema, um dos integrantes do conselho da cidade, Sr Prosser, queria destruir sua casa para a construção de um desvio da estrada. Arthur não tinha muito o que fazer, e decidiu ficar deitado em frente ao imóvel com a intenção de impedir os atos de Prosser.

No meio da confusão um amigo de Arthur, Ford Prefect, chega ao local e o convida para tomar uns drinks, e por meio de raciócios loucos ele consegue convencer o Sr Prosser a não fazer nada durante o tempo em que os dois estiverem ausentes. Para quem não sabe, Ford Prefect não é um humano, ele veio de outro planeta chamado Betelgeuse, o intuito era passar alguns dias aqui, para escrever a respeito da terra no seu livro, mas acabou ficando preso aqui por 15 anos. 

Ford, era a única pessoa no planeta que sabia o que iria acontecer em algumas poucas horas. Na tentavia de explicar tudo para Arthur, ele faz com que o amigo beba bastante para que as ideias paressam um pouco menos malucas, o que não adiantou nada. No meio da conversa, alguma coisa ocorre do lado de fora, e Arthur pensa que sua casa estava de fato sendo destruída, e estava, mas não pelos tratores do Sr Prosser, e sim por naves alienígenas. 

     Os intregantes da nave, chamados de Vogons, dizem aos terráqueos que o seu planeta estava sendo destruído, pois iriam construir um desvio galático e o planeta estava no caminho. Antes do planeta ser destruído Ford consegue entrar na nave dos Vogons e levar Arthur com ele. Que tipo de aventuras, Arthur vai vivenciar no universo com seu amigo Ford? 

Comentários:

Gente, o livro é fantástico. Super dinâmico e engraçado, a narrativa é meio louca, muitos personagens e cenários são comentados sem muita discrição, ou a descrição só vem depois, tendo você que imaginar algo baseado no nome( que são bem malucos ) e que depois que algo é descrito você percebe que era completamente diferente do que imaginou. 

Os personagens são completamente pirados. Uma atitude maluca leva a outra completamente mais insana ainda. Dent e Ford passam por cada situação que é dificil entender realmente como aquilo tudo é possível, mesmo no universo criado por Adams. 

O mundo criado, ou melhor, o universo descrito por Adams é cheio de planetas estranhos e todos seguem um determinado sistema de regras. Mas a distorção e falta de nexo reina nesses seres estranhos. As partes mais divertidas do livro, são as explicações contidas no Guia, e digo, é impossível não rir, nem que seja um pouquinho.

É um ótimo livro para se ler no momento que precisamos de algo para nos distrair e rir. E praticamente obrigatório para "nerds" de plantão. Leia! Você não vai se arrepender rsrs. Ah, não esqueça sua toalha.

Quotes:

" O Guia do Mochileiro das Galáxias também menciona o álcool. Diz que o melhor drinque que existe é o Dinamite Pangaláctica.  Afirma que o efeito de beber uma Dinamite Pangaláctica é como ter seu cérebro esmagado por uma fatia de limão colocada em volta de uma grande barra de ouro." 

" O Guia faz algumas afirmações a respeito da toalha.
Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro estelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jangla.
...Porem o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito( isto é, um não mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc. Além disso, o estrito terá o prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha acidentalmente perdido..." 

See you later folks!