Starters


Título: Starters
Editora: Novo conceito
Autora: Lissa Price
Páginas: 368
Sinopse: " Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando a guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolachas. A única esperança de Callie é a Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele usa adolescentes para alugar seus corpos aos Enders — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua inquilina pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado

Resenha:

       Durante a guerra, os EUA foram alvo de uma arma biológica  que causou a doença dos esporos, que fez com que todas as pessoas entre 20 e 60 anos foram mortas. Isso deixou crianças sem seus pais e as que não tinham parentes com mais de 60 anos passaram a morar na rua. Os adolescentes chamados de Starters só podem conseguir um trabalho ao completar a maioridade (que seria aos 19 anos) e por estarem nas ruas
são considerados criminosos, e Enders que são os idosos, que agora conseguem viver até 200 anos       (atravésde avanços tecnológicos e medicinais).
Callie, uma starter de 16 anos, vive nas ruas com seu irmão Tyler de 7 anos e seu amigo Michael. Cansada de correr dos renegados (outros starters que escolheram levar uma vida de crime) e dos inspetores (enders responsáveis pela ordem da cidade que, quando prendem starters, os levam para um reformatório), ela decide arrumar um emprego não regularizado em uma empresa chamada Prime. A empresa fornece à Enders ricos à chance de ser jovem novamente, com o auxilio da computação eles desenvolveram um sistema capaz de fazer com que as pessoas troquem de corpo, com isso Callie vê a oportunidade de conseguir dinheiro alugando seu corpo para ajudar seu irmão mais novo.
Ao assinar o contrato, Callie passa por um grande processo de embelezamento e será sujeita a 3 alugueis com duração variada e ao fim do terceiro aluguel ela receberia seu pagamento. Durante seu terceiro aluguel, que deveria ser de 1 mês, ela acorda novamente em seu corpo dentro de uma boate, completamente perdida. Ela havia recuperado a sua consciência quando não deveria, com uma voz em sua cabeça dizendo que ela não deve voltar a Prime. Callie passa a improvisar e agir como se fosse a inquilina de seu corpo. Com os passar dos dias, ela descobre que sua inquilina, Helena, alugou seu corpo com o intuito de cometer um assassinato, e a partir de certo tempo as duas acabam dividindo o mesmo corpo. Após juntar todas as pistas, Callie passa a acreditar em Helena e descobre uma horrível conspiração entre o dono da Prime (conhecido como “O Velho”) e ainda, possível, o governo.


Comentários:
É um livro bom. O cenário pós-guerra, onde os idosos passam a ter longevidade e as crianças têm que viver por conta própria na rua (muitas vezes sendo consideradas delinqüentes) e onde as pessoas têm em mente a intenção de viver mais ou até mesmo para sempre sem se importar com as conseqüências e muitas vezes passando por cima da vida dos adolescentes. A construção dos personagens foi razoável. São bem marcantes as indecisões de Callie durante a missão que lhe foi concebida e suas duvidas sobre o que era certo ou errado. Algumas pontas no final do livro ficaram soltas tendo em vista, talvez, um próximo livro. Eu dei 3 estrelinhas no SKOOB como nota.